Junta de Freguesia de Fráguas

Caracterização

Fráguas

Tudo indica que o território que atualmente constitui a freguesia foi povoado desde épocas remotas. De facto, nesta região, foram encontrados diversos vestígios, arqueológicos que atestam a presença humana desde a era pré-histórica.

No entanto são poucos os documentos que relatam com exatidão o processo de crescimento de Fráguas. Sabe-se que em tempos distantes pertenceu à Ordem de Avis da comenda da vila de Alcanede.

14 de Março de 1385, os homens desta povoação, assim como de outras, pertencentes ao concelho de Alcanede, participaram na gloriosa batalha travada nos campos de Aljubarrota contra os castelhanos.

Em 1531, com o terramoto registado nesta região, Fráguas e os seus arredores, sofreram grandes estragos.

A 2 de Setembro de 1555, dia de São Miguel, foi instituída a freguesia de Fráguas, por bula assinada, em Roma pelo pontífice d. Paulo IV.

Fráguas pertenceu ao concelho de Alcanede até à extinção deste a 24 de Outubro de 1855, altura em que passou a integrar o concelho de Rio Maior.

Em 1984, foi desanexada a parte mais a oeste desta freguesia para formar a freguesia de São Sebastião com sede no lugar de Cabos.

Toponímia

O seu topónimo, segundo os etimologistas, deriva de «frávegas» termo que esta associado a ferro e a ferreiro. Este vocábulo pode então indiciar a existência neste local de atividades ligadas à fundição de ferro. Com efeito nos primórdios do século XVIII foram encontrados vários vestígios de oficinas de ferreiros.

Orago

O orago desta bela e acolhedora freguesia é Santo António cuja festa é celebrada em Portugal no dia 13 de Junho. Nasceu em Lisboa provavelmente no ano de 1195, foi agostiniano, mas ingressou depois na ordem franciscana, na qual foi um dos maiores expoentes. Por onde passou, em Pádua e no sul de França, conduzia a fé muitos daqueles que se tinham afastado da doutrina. Para além do seu combate aos hereges pela pregação, santo António ficou conhecido pelos seus milagres espantosos. Tinha um conhecimento profundo sobre as escrituras, aplicando e explicando as mais difíceis passagens.

Faleceu em 1231, com apenas 36 anos mas é recordado com frequência, sendo mesmo um dos santos mais recordado em todo o mundo.

 

© 2022 Junta de Freguesia de Fráguas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia