Junta de Freguesia de Fráguas Junta de Freguesia de Fráguas

História

Tudo indica que o território que atualmente constitui a freguesia foi povoado desde épocas remotas. De facto, nesta região, foram encontrados diversos vestígios, arqueológicos que atestam a presença humana desde a era pré-histórica.

No entanto são poucos os documentos que relatam com exactidão o processo de crescimento de Fráguas.

Sabe-se que em tempos distantes pertenceu à Ordem de Aviz da comenda da vila de Alcanede. A 14 de Março de 1385, os homens desta povoação, assim como de outras, pertencentes ao concelho de Alcanede, participaram na gloriosa batalha travada nos campos de Aljubarrota contra os castelhanos.

Em 1531, com o terramoto registado nesta região, Fráguas e os seus arredores, sofreram grandes estragos.

A 2 de Setembro de 1555, dia de São Miguel, foi instituída a freguesia de Fráguas, por bula assinada, em Roma pelo pontífice D. Paulo IV.

Fráguas pertenceu ao concelho de Alcanede até à extinção deste a 24 de Outubro de 1855, altura em que passou a integrar o concelho de Rio Maior.

Em 1984, foi desanexada a parte mais a oeste desta freguesia para formar a freguesia de São Sebastião com sede no lugar de Cabos.

No entanto são poucos os documentos que relatam com exatidão o processo de crescimento de Fráguas.

Sabe-se que em tempos distantes pertenceu à Ordem de Avis da comenda da vila de Alcanede.

Fráguas pertenceu ao concelho de Alcanede até à extinção deste a 24 de Outubro de 1855, altura em que passou a integrar o concelho de Rio Maior.

Em 1984, foi desanexada a parte mais a oeste desta freguesia para formar a freguesia de São Sebastião com sede no lugar de Cabos.

© 2024 Junta de Freguesia de Fráguas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia